: : agr504.cne-escutismo.pt

Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português

 

Principal | Notícias | Agrupamento | Lobitos | Exploradores | Pioneiros | Caminheiros

Região de Setúbal

Agrupamento 504
Quinta do Anjo

 

A Natueza tem perfeições que mostram que é a imagem de Deus, e defeitos que mostram que é apenas a imagem

(Blaise Pascal)

 
 
  Agrupamento

História | Comentários | Galeria | Dirigentes | Documentos | Contactos | Actividades | Sede | Ambiente

 
 
 

504 e o Ambiente

 

Actividades ambientais desenvolvidas pelo Agrupamento

Recolha de Tinteiros e Tonners usados: Recolhemos todo o tipo de tinteiros e tonners usados, os quais reencaminhamos para uma empresa de reciclagem destes equipamentos consumíveis. Essa empresa atribui um valor aos mesmos, valor esse que oferece depois ao Agrupamento. Neste contexto, o Agrupamento vai juntando algum dinheiro, e uma vez que está inserido num concurso criado por essa empresa a nível nacional, poderá vir a ganhar o mesmo caso seja o Agrupamento que mais tinteiros e tonners usados recolher! A entrega dos tinteiros e tonners usados poderá ser feita na Secretaria do Agrupamentos, aos Sábados à tarde, ou então poderemos nós ir recolher (caso se tratem de grandes quantidades) a um determinado local que nos indiquem.

Recolha de rolhas de cortiça: Inserido no Programa "Rolhinhas", o objectivo deste novo Ecoponto é recolher rolhas de cortiça para poder reciclá-las. De facto, e apesar de pouca gente saber disto, a reciclagem de cortiça é extremamente importante para conservar o equilíbrio natural (biodiversidade, clima e ciclos da água) dos bosques. Este é um projecto da Quercus que atenta para a destruição sistemática de árvores como os carvalhos, as azinheiras e os sobreiros, visto estarem cada vez mais a serem abatidas para serem trocadas por árvores de crescimento mais rápido. A entrega das rolhas de cortiça poderá ser feita na Secretaria do Agrupamentos, aos Sábados à tarde, ou então poderemos nós ir recolher (caso se tratem de grandes quantidades) a um determinado local que nos indiquem.

Recolha de Tampinhas de Plástico: Há muito tempo que decorre no país este projecto de solidariedade social, com algumas características inovadoras e que tem sido apoiado tanto por iniciativas individuais e pessoais, como por instituições públicas e privadas - é o PROJETO TAMPINHAS! Este projecto consiste na entrega de tampas de plástico a empresas de reciclagem desse material, designadas pela Sociedade Ponto Verde, que em troca enviam o valor correspondente à tonelagem entregue. Esse valor reverte para a aquisição de cadeiras de rodas e para a compra de material ortopédico para quem mais necessita. A entrega das tampinhas poderá ser feita na Secretaria do Agrupamentos, aos Sábados à tarde, ou então poderemos nós ir recolher (caso se tratem de grandes quantidades) a um determinado local que nos indiquem.

Reciclagem de Óleos Usados: O Agrupamento possui vários filtros para óleos usados que poderá oferecer a quem os solicitar, junto da Secretaria de Agrupamento. Com estes filtros, apelamos a que todos, em sua casa, possa recolher os óleos usados para um recipiente específico (garrafa, garrafão...) e posteriormente entregar num local de recolha definido (em Quinta do Anjo temos, por exemplo, como locais de recolha, o Centro Social, a Junta de Freguesia ou junto ao Mercado).

 

 

GreenCork - Reciclagem de rolhas de cortiça

A rolha de cortiça tem sido o produto que tem garantido a manutenção a sustentabilidade da biodiversidade existente no montado de sobro. Para isso, há que fazer com que a rolha de cortiça seja, cada vez mais um produto reciclável e reciclado, pelo que é urgente montar um sistema que permita reutilizar estas quantidades de material que estão a aumentar o volume dos resíduos domésticos.

Deste modo, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a QUERCUS assinaram um protocolo de colaboração no âmbito do Programa GREEN CORK. Através deste estaremos a contribuir para a sustentabilidade do sobreiro e da biodiversidade associada. Estas, tal como as azinheiras e os carvalhos, são àrvores características do nosso país que foram sistemáticamente abatidas e trocadas por espécies de crescimento mais rápido. As florestas de Quercus são um suporte essencial à nossa biodiversidade e aos ciclos de àgua e do clima, sendo também resistentes aos fogos e dando um contributo muito importante ba absorção de CO2.

Esta é uma missão que não tem fim, sendo o objectivo recolher sempre o máximo de rolhas possível. Os benefícios não tardarão: a plantação nos Campos Escutistas do CNE de árvores adaptadas ao terreno e clima locais.

Cada rolha é um contributo seguro para a plantação de mais uma árvore, para um ar mais limpo, para um ambiente melhor!

Recolha de rolhas de cortiça

 

 

20 dicas para proteger a água e o ambiente

1. Verificar se as torneiras e a canalização se encontram em bom estado para não haver desperdícios de água. Uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, faz com que se desperdice 3 litros de água.

2. Torneiras fechadas enquanto está a escovar os dentes, a ensaboar as mãos ou o corpo no duche. Nada de banhos de imersão

3. Se colocar no depósito do autoclismo uma garrafa de plástico cheia de água está a reduzir a quantidade de água por cada descarga.

4. Se quiser prevenir-se de um possível corte de fornecimento de água, armazene apenas a água que vai precisar.

5. Utilize a água da chuva sempre que possível para regar as plantas interiores. Um simples balde na varanda ou terraço servirá para garantir que tem água para as suas plantas.

6. Quem tem jardins deve lembrar-se daquela regra de ouro, sobretudo nos dias mais quentes. Regar só mesmo bem cedo ou então apenas no final do dia, quando a água evaporada pelo sol é menor.

7. Na cozinha, quando chegar a hora de tratar da loiça, opte por arrumá-la na máquina e não por lavá-la à mão. Arrume bem a máquina e programe-a para o horário mais económico.

8. Pegue no telefone e ligue para a Câmara Municipal cada vez que vir uma fuga de água na sua zona de residência. Um cano que rebentou ou até mesmo quando o sistema automático de rega está a funcionar quando tal não é necessário.

9. A lavagem do carro é necessária de tanto em tanto tempo. Mas já pensou na água que se gasta se recorrer a um centro de lavagens automóveis? Pegue num balde e numa esponja e opte por lavagem manual. Vai ver que não demora assim tanto tempo, poupará dinheiro e muita, muita água.

10. Se não tiver outra solução a não ser lavar a loiça à mão, nunca o faça com a água a correr. Encha o lava-loiça e tenha a torneira fechada enquanto ensaboa a loiça. É muito mais ecológico.

11. Na altura de lavar a roupa, utilize apenas a máquina quando esta estiver cheia ou se tiver programas de meia-carga.

12. Ter uma garrafa de eleição que possa encher ao longo do dia várias vezes com água da torneira. E evita gastar mais dinheiro. Evita contribuir com plástico para o ambiente, já que todos os dias aparecem milhões de garrafas de plástico nas lixeiras.

13. Enquanto espera que a água aqueça para tomar banho, encha um garrafão ou balde. Essa água também pode servir para outros fins, como regar plantas ou lavar loiça.

14. Coloque um filtro nas torneiras para ter água potável de qualidade para consumo. Assim, deixará de ter necessidade de comprar água engarrafada e poupa não só monetariamente como poupa o ambiente.

15. Quando lavar roupa utilize uma EcoBola que permite reduzir o consumo de detergente em 90%, ou mesmo lavar sem utilizar qualquer sabão. Além de ser 100% ecológico, poupa dinheiro.

16. Se tiver uma propriedade verifique se tem água no terreno de forma a fazer um furo para extracção de água que pode ser utilizada para vários fins.

17. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e utilize depois a água para lavar o chão da cozinha.

18. Pode reaproveitar a água de cozer os legumes ou do chá para a cozedura de um arroz aromatizado. Este é um conselho do Chef Frederico Carvalho.

19. Coloque um redutor de fluxo nas torneiras de forma a reduzir o caudal de água. Vai ver que se habitua rapidamente à ideia e poupa imenso na factura mensal.

20. Uma piscina perde até 3.800 litros de água por mês por evaporação, o que daria para abastecer uma família com quatro pessoas. Se colocar uma cobertura reduz a perda de água em cerca de 90%.

 

...........................................................................................................................................................................................
: mensagem do chefe :
: galeria : : dirigentes : : documentos : : contactos : : cne : : junta regional : : agrupamento :
: lobitos : : exploradores : : pioneiros : : caminheiros : : fraternidade : : comissão de pais :

 

© Agrupamento 504 - Quinta do Anjo | 1024 x 750|